Praias de Niterói.




Olá,hoje eu venho falar de um assunto muito refrescante que nesse verão é um ótimo pedido.
Que delicia,que maravilha,o melhor lugar para quem quer relaxar a cabeça sem gastar muito,não sabe do que eu estou falando,descobriu pelo título né? Mais sim,é a praia.Eu estou sem dinheiro,não tenho carro,moro aqui em Niterói e então eu pensei em divulgar com vocês algumas praias que eu gosto de ir,e de fácil acesso, se você for de Niterói continue lendo que você vai gostar de saber sobre um pouco de cada uma,se não for pode continuar que você vai gostar,quem sabe você não se inspira e vem conhecer.

~Praia de Itaipu~

Itaipú, Cujo nome significa " Barulho de águas nas pedras"
A praia de Itaipú está localizada na região oceânica de Niterói, sendo a única praia oceânica do município a ser caracterizada por suas águas bastante calmas, que ocorre devido a formação de enseada dessa praia. 
É principalmente devido a tranquilidade dos mares de Itaipú que esta praia se apresenta como um grande atrativo, sendo bastante seguro tanto para o lazer, quanto para embarcações que utilizam os mares de Itaipú como porto,e devido a essa característica que Itaipú abriga uma das maiores colônias de pescadores de Niterói.
Entre os atrativos encontrados na região estão as dunas, o museu arqueológico de Itaipú, a Lagoa de Itaipú, além do caminho ecológico do Morro das Andorinhas, do Parque Estadual da Serra da Tiririca. Outros atrativos ficam por conta das festas que ocorrem no bairro, entre as quais merecem destaque a tradicional festa de São Pedro, o Motofest, o Niterói Folia e a Festa de Carnaval da Avenida Central.
O local é muito bem servido, hoje conta com um comércio bastante variado, diversos restaurantes especializados principalmente em frutos do mar, além de algumas pousadas 

~Praia de Itacoatiara~ 

A praia de Itacoatiara é uma das praias oceânicas mais movimentadas de Niterói. Com suas águas bem azuis e cristalinas, além de mar bastante agitado com fortes ondas, a praia é um paraíso para surfista nenhum botar defeito. É muito procurada, principalmente pelos jovens, para a prática de surf e boadyboard.
Cercada pelo Parque da Serra da Tiririca, a beleza da praia de Itacoatiara se mescla com a exuberante vegetação da Mata Atlântica. Em seus arredores, em meio à paisagem de encher os olhos é possível avistar a Pedra do Elefante. 
Apesar das pequenas dimensões, atrativos não faltam nessa praia. Além do mar, Itacoatiara conta com costões de pedra muito utilizados para a prática de escaladas, além de ser frequentada para trilhas e realização de caminhadas.
Como chegar: o acesso à Praia de Itacoatiara é um pouco dificultado, pois ônibus e vans não podem entrar. Dessa forma, quem quer ir a Itacoatiara, deve pegar um ônibus até Itaipú, e de lá seguir a pé. Próximo à praia, podem ser encontradas algumas pequenas lojas e quiosques à beira mar.

~Praia de Piratininga~ 

A praia de Piratininga é porta de entrada da região oceânica de Niterói e também a maior praia desta região, sendo na verdade, formada pela união de duas outras praias. As praias conhecidas como Praião, trecho mais extenso e com ondas mais fortes, e Prainha, de menor extensão e com mar calmo, se unem para formar a praia de Piratininga, com um total de 2,7 Km de extensão. 
Como atrações, a praia de Piratininga tem um belo visual, com destaque para a chamada Pedra da Baleia, muito usada para mergulhos, e outras pedras que dividem as duas praias, e a bela vista do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar. A praia também é repleta de quiosques, que servem petiscos e frutos do mar, e frequentada por moradores durante a semana e por pessoas de toda a cidade nos fins de semana.
Piratininga é um dos bairros que compõe a região oceânica de Niterói, estando situada ao redor da Lagoa de Piratininga, entre o oceano e o Morro da Viração. Assim como Itaipú, Piratininga tem origem como uma colônia de pescadores, mas desde 1970 tem sido ocupado pela população de classe média alta devido facilitação do acesso, se transformando em um bairro residencial.
A partir desse momento, começou a crescer na região o número de casas e condomínios e da população de classe média alta. Hoje, Piratininga já conta com um significativo número de estabelecimentos comerciais de variados tipos.

~Praia de Camboinhas~

A praia de Camboinhas, localizada na Região Oceânica de Niterói, é um prolongamento da praia de Itaipú. Por isso, da mesma forma que esta, Camboinhas é caracterizada por sua água transparente e com tonalidade meio esverdeada e por sua areia fina e clara.
A praia costuma ser bastante frequentada, ficando muito movimentada nos dias de sol, durante o verão, sobretudo durante o período de férias. Os frequentadores utilizam a praia de camboinhas para aproveitar desde um simples banho de sol até para a prática de esportes aquáticos, como o windsurf.  
Quem deseja aproveitar a praia de Camboinhas, além de um ótimo ambiente e um lindo cenário, também vai estar bem servido com os quiosques localizados à beira mar, especializados em servir variados tipos de petiscos e, principalmente frutos do mar. 
Seu nome de origem indígena, faz referência ao nome de um navio de cargas que encalhou na região em meados do século XX, provavelmente durante o ano de 1958.
Hoje, o local que se caracterizava como um bairro de pescadores, passou a ser ocupado principalmente pela população de classe média alta, que, além de promover o aumento populacional, deu origem a verdadeiras mansões que foram construida na região.

Essas são as minhas Praias favoritas,mas existem mais algumas que eu não cite,então aqui está as outras:

  • Praia da Areia    
  • Praia da Boa Viagem
  • Praia da Maça
  • Praia da Várzea
  • Praia das Flexas
  • Praia de Adão e Eva
  • Praia de Caritas
  • Praia de Gragoatá 
  • Praia de Jurujuba
  • Praia de Samanguaia 
  • Praia do Cais
  • Praia do Forte de Imbuí 
  • Praia Vermelha
  • Praia do Sossego

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.