LIXO E SUA CASA



Com o crescimento populacional no Brasil nas últimas décadas, principalmente nos grandes centros urbanos, o destino do lixo tornou-se um grande problema ambiental e de saúde pública, existem formas corretas e incorretas de tratamento do lixo orgânico e material.


O S   P R I N C I P A I S   D E S T I N O S   D O   L I X O   N O   B R A S I L:

Lixões

  • Infelizmente, este destino ainda é utilizado no Brasil. Consiste em simplesmente retirar todo o lixo (orgânico e material) das residências, comércios e indústrias, despejando-os em grandes áreas a céu aberto. Localizados geralmente em regiões periféricas de cidades, estes lixões são responsáveis pela concentração de ratos, baratas e outros insetos. Tornam-se verdadeiros focos de proliferação de doenças, além do mau cheiro que exalam. Nos lixões sem fiscalização, pessoas muito pobres costumam recolher materiais recicláveis e até mesmo restos de comida, colocando desta forma a saúde em risco e são elas que me fazem pensar nesse assunto toda vez que joga alguma coisa fora, fico imaginando o que acontece de verdade com o meu lixo, penso se alguém pega para usar o tênis que não quis mais saber, ou aquela blusa furadinha, as vezes jogamos muitas coisas fora só por preguiça de consertar, mas, as vezes paro e penso, não deveria ser assim, não queria que tivesse pessoas no lixão mais se tem, elas precisam de alguma coisa, alimento, roupa, e se ao invés de jogar fora você juntar e levar pessoalmente para essas pessoas, ou sei lá, penso em tantas coisas,precisamos ajuda-las, não sei como, preciso de ajuda nisso, são seres humanos ali, vivendo nessa miséria.

    Outro problema, esse de ordem ambiental, também se faz presente neste sistema. Ao entrar em putrefação, os materiais orgânicos produzem chorume, que pode atingir rios, lagos e lençóis freáticos próximos aos lixões. Este processo pode provocar grave situação de contaminação da água.
    Este é o pior destino para o lixo e, felizmente, vai deixando de existir em nosso país.

Aterros sanitários

  • Este é o sistema de tratamento de lixo mais usado no Brasil atualmente. Nestes locais, o solo é preparado (impermeabilizado) para receber o lixo orgânico. Este é colocado em camadas intercaladas com terra, evitando assim o mau cheiro, contaminação e a proliferação de insetos e ratos. O processo de decomposição do material orgânico é feito por bactérias anaeróbicas. Como resultado deste processo, ocorre a geração do gás metano, que pode ser descartado (queimado) por saídas específicas ou utilizado na geração de energia elétrica (sistema mais adequado).

Compostagem

  • É um destino muito interessante, do ponto de vista ambiental e econômico, para o lixo orgânico (principalmente restos de frutas, verduras e legumes).Neste processo, o lixo orgânico é transformado em adubo para ser utilizado na agricultura.


Coleta seletiva e reciclagem


  • A coleta seletiva consiste em separar o lixo orgânico dos materiais recicláveis. Estes últimos são vendidos ou entregues a empresas ou cooperativas que os reciclam. Desta forma, estes materiais podem voltar à cadeia produtiva, gerando emprego e renda para todos que atuam no processo.

    Alguns exemplos de lixo reciclável: latas de alumínio, potes e sacos de plástico, garrafas PET, sobras de papel, papelão, garrafas e potes de vidro, jornais e revistas.


Incineração de lixo


  • Este sistema é mais usado nos casos de lixo hospitalar ou que possuem algum tipo de contaminação perigosa. É realizado em incineradores apropriados, mantendo toda segurança possível. A fumaça gerada deve passar por um sistema de filtragem para diminuir ao máximo a poluição do ar.


Tratamentos especiais


  • Existem alguns tipos de lixos que não devem ser misturados com o lixo comum. É o caso das pilhas, baterias, lâmpadas e eletrônicos. Estes objetos apresentam, em sua composição, elementos químicos que podem gerar graves problemas ambientais como, por exemplo, contaminação do solo e da água.

    Após o uso, estes objetos devem ser separados pelos consumidores e entregues em locais específicos. Empresas especializadas ou até mesmo os produtores devem retirá-los e tratá-los de forma adequada com toda segurança.

F O N T E :
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/destino_lixo.htm

A novela "AVENIDA BRASIL" falou abertamente sobre esse assunto, pessoas morando no lixão,se você não lembra, quer saber mais, vou deixa o link aqui.Devemos realmente falar mais sobre esse assunto,é sério e ninguém leva a sério, é fácil entender o que é lixo orgânico, o difícil e entender um pouco sobre essas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.