É HOJE

Chuva de meteoros poderá ser vista nesta madrugada no Brasil


INFORMAÇÃO DIVULGADA PELO SITE "TERRA" HOJE ÀS 19H30

Gostaria muito de ficar acordada para assistir esse fenômeno lindo e encantador, mas, amanhã é dia, então vou dormi cedo. Se for acaso alguém ficar acordado e tirar uma foto, manda para mim, que sem dúvida irei compartilhar aqui no blog.




CHUVA DE METEOROS, é um evento em que um grupo de meteoros é observado irradiando de um único ponto no céu. Esses meteoros são causados pela entrada de detritos na atmosfera a velocidades muito altas. Numa chuva de meteoros, esses detritos geralmente são resultado de interações de um cometa com a Terra, em que material do cometa é desprendido de sua órbita, ou quando a Terra cruza essa órbita. A maior parte dos meteoros são menores do que um grão de areia e por isso quase sempre se desintegram e não atingem a superfície do planeta. Chuvas intensas e incomuns de meteoros são também chamadas de surtos ou tempestades de meteoros, nas quais são vistos mais de mil meteoros por hora.
Esses detritos entram na atmosfera com alta velocidade e entram em combustão, formando as chamadas estrelas cadentes. As chuvas de meteoros são fenômenos periódicos anuais. As mais conhecidas e intensas são as Leônidas e as Perseidas. Qualquer planeta do sistema solar com uma atmosfera razoavelmente transparente pode ter chuva de meteoros. Marte é conhecido por ter chuvas de meteoros, que acontecem com intensidade e características diferentes das da Terra.

Para se ver bem o fenômeno, deve-se estar em um lugar o mais escuro possível e com ampla visão de todo céu (lugares altos e afastados de cidades são ótimas opções). Não é necessário olhar em uma direção específica, no entanto, olhando para a região do radiante é possível ver mais meteoros porem com os riscos luminosos mais curtos, assim como olhando em noventa graus em relação a essa região observamos menos riscos porem mais longos, efeito esse devido a perspectiva do observador. A melhor forma, é ficar deitado, de modo a se olhar todo o céu acomodando-se de forma confortável e aguardando de 20 a 30 minutos para que a visão se adapte ao escuro para poder observar o fenômeno da melhor forma possível. Nas cidades, avista-se apenas os meteoros mais intensos e com um brilho aparente menor do que veríamos em uma região escura. Ainda assim, dependendo da intensidade da Chuva, pode-se ter um bonito espetáculo. Alguns meteoros são muito rápidos (duram cerca de 1 seg), outros podem durar um pouco mais (cerca de 10 seg.). Os mais brilhantes e demorados apresentam colorações variadas, desde o prata até um verde claro intenso. Com alguma sorte, você poderá ver alguns fenômenos mais raros, como a explosão de um meteoro (parte-se em vários pedaços) ou as nuvens remanescentes.

Uma outra boa maneira de se observar uma chuva de meteoros, é utilizando uma maquina fotográfica que permita controlar o tempo de exposição do filme. Para isso, coloque a câmera em uma base fixa e regule o tempo de exposição para um tempo adequado para a qualidade do local onde estiver sendo feita a observação, quanto mais escuro for o local maior pode ser o tempo de exposição e mais sensível pode ser o filme. Em cada pose você verá diversos rastros luminosos curvos produzidos pelas estrelas, e vez por outra alguns traços luminosos seguindo diversas direções diferentes provocados pelos meteoros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.