O RIO E SUAS MARAVILHAS




Com uma das sete maravilhas do mundo, o Rio de Janeiro é considerada uma cidade boêmia e alegre . Em pleno vapor, a cidade que hoje possui 451 anos, se denomina uma adolescente, onde a Zona Urbana se mistura com o Rural, casas se transformam em prédios, construções antigas se renovam e assim a jovem cidade ganha forma sem perde a sua elegância. 

P O N T E -

Ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida com a Ponte Rio-Niterói, que atravessa a Baía de Guanabara e liga os municípios de Niterói e Rio de Janeiro. Atualmente é a maior ponte construída de concreto no Hemisfério Sul, e a Décima Primeira -11ª maior do mundo. Seu nome foi uma homenagem ao político Arthur da Costa e Silva.


Ponte Rio-Niterói

Um dos trajetos mais utilizados atualmente no Estado. A Ponte teve início dia 23 de Agosto de 1968. Sua inauguração dia 04 de Março de 1974 , e possui extensão total de 13,29 km, e tem o seu ponto mais alto de 72 m de altura.

Na época, a travessia era feita somente por barcos, onde transportava carros, caminhões, e produtos alimentícios. O que hoje é uma construção belíssima, tempos atrás era o impossível, se tornando possível. 







B A Í A   D E   G U A N A B A R A -

Considerada uma porta de entrada para os navegantes, a Baía de Guanabara, foi muito importante no desenvolvimento do Estado. Com terra fértil e de água calmas, a pesca como fonte de alimento, foi fundamental para os habitantes da época ( índios e navegantes ). Cercada por morros, a Baía teve grandes mudanças com fruto de um aterramento realizado no século XVI.

Mapa da Baía de Guanabara em 1502.


Atualmente, conta com uma tráfego intenso de navios, balsas, catamarãs e aerobarcos, que circulam pela região e ligam o centro do Rio de Janeiro ao Centro de Niterói e a Charitas ( Niterói ).

Infelizmente com a chegada da Urbanização,  grandes prédios, comércios, casas, sem o menor preparo para descarta os desejos, prejudicaram o convívio pois é impossível se banhar, pescar, e tentar fazer qualquer coisa, o lixo e a falta de saneamento básico  deixou a desejar e Governo/ Estado, não fazem nada a respeito.





Essa foto é a mais recente tirada . No lado Direito nota-se o MAR ( Museu de Arte do Rio), e no centro o lixo exposto á céu aberto.

Somam-se, ainda, os acidentes ambientais como vazamentos de óleo, que ocorrem com certa frequência nas refinarias, portos comerciais, estaleiros e postos de combustíveis. Como exemplo, ocorreu em janeiro de 2000 um vazamento de 1,3 milhão de litros de óleo na Baía de Guanabara, causando grandes danos aos manguezais, praias e à população de pescadores, ou em março de 2006, diante de uma mortandade de peixes e óleo invadindo a praia de Ramos, os moradores da região acusando o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim por lavar os aviões e deixar óleo escoar para as águas da baía. Mas o maior vazamento registrado ocorreu em março de 1975 por ocasião do acidente de navegação protagonizado pelo N/T Tarik Ibn Zyiad, quando 6 milhões de litros de óleo contaminaram as águas da baía. 
                                                                                                                     Informação do WikiPédia

ILHAS DA BAÍA - Algumas
TOTAL DE 24 -
  • Ilha do Governador;
  • Ilha de Paquetá;
  • Ilha do Mocanguê;
  • Ilha da Boa Viagem; 
  • Ilha Fiscal;
  • etc.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

.